MARTINO, Luiz. De qual Comunicação estamos falando?. In: Teorias da comunicação – Conceitos, escolas e tendências.Petrópolis, Vozes, 2001. cap 1, pág 11-25.
O termo comunicação está sempre relacionado a diálogo, troca de informações, relação entre comuns, aproximação. No texto “De qual comunicação estamos falando?” de Luiz C. Martino o autor quer apresentar a comunicação como algo além dessa “nossa idéia intuitiva”. A importância de sabermos o que é comunicação não se restringe apenas, aquele estudioso da área, mas a todos nós que a praticamos constantemente.
O autor fala sobre a etimologia do termo que é de origem latina communicatio, em que co expressa simultaneidade, muni, “estar carregado de”, e tio aumenta a idéia de atividade.
Mostrando a história, Martino fala sobre os “anacoretas” e os “cenobitas”, os primeiros cultivam a solidão os outros a vida em comunidade. Cristãos que mesmo com características diferentes tinham o hábito de terem a refeição noturna juntos, prática chamada de communicatio, ato que os tornavam comuns. Uma forma também de romper o isolamento, a solidão. Luiz Carlos Iasbeck em seu texto “Comunicação estratégica de sobrevivência em rede” fala que o homem se comunica para espantar a solidão, para Luiz C. Martino essas relações sociais são práticas cujo plano de fundo é o isolamento. Através dessa explicação histórica os conceitos primordiais de comunicação como citado no início, relações entre comuns, proximidade e diálogo, podem ser melhores entendidos.
Mas esse sentido simples de ter algo em comum não completa o significado de comunicação. “Não é por que as folhas das árvores são verdes e a esmeralda também é verde, que elas se comunicam” (pág. 14). Para o autor o termo comunicação está ligado mais à ação em um espaço de tempo do que o simples fato de termos uma relação. O comum refere-se mais a intenção da comunicação do que ao material, uma interação entre consciências.
Martino quando fala especificamente sobre a informação nos mostra que ela é apenas um modo relativo de comunicação, como esse termo já diz, informar é “dar forma a”, como se pegássemos um projeto, o formasse para assim poder repassá-lo .
Como sabemos, o receptor da mensagem é de grande importância. Caso o receptor receba a informação e não se manifestar, à ação comunicacional não existirá. O autor exemplifica com pessoas analfabetas. Para eles um papel escrito não é mais do que materialidade é apenas potencialmente comunicação. O material torna-se um suporte, não necessariamente um meio de comunicação, porque eles não se comunicam sozinhos. Através da informação é que se pode chegar à comunidade, um relacionamento em que o material se transforma em consciência mutua.
O sentido original do termo comunicação está também relacionado a espaços, passagem, circulação, transporte, que podemos associar a atividade comercial, pois, para que ela exista é necessário que haja uma boa interação. Por isso os cursos de marketing e publicidade estão nas escolas de comunicação. O ato de comunicar também nesse caso pode ser visto como um compartilhamento, já que para que haja qualquer tipo de comércio tenha que existir uma troca, nesse caso a informação vira o produto vendido, e o dinheiro o feedback, ambos possuindo o mesmo valor.
A comunicação não pode ser vista apenas como um sistema mecânico com seus elementos, (emissor - receptor – mensagem – código – referente – canal), mas algo mais complexo, pois “um organismo não reage a qualquer coisa”, se caso o estímulo não for eficientemente dado pelo emissor da mensagem da forma que o receptor compreenda e responda, a comunicação não será efetuada, por isso a importância de estudá-la.
Resenha produzida para a disciplina Teoria da Comunicação II, Prof. Rafiza Varão
sexta-feira, 1 de maio de 2009
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